Seguidores

26 de out. de 2010

Prefeitura lança programa para reciclagem do óleo de cozinha

http://www.inteligenciaambiental.com.br/img/noticias/menor_8937.jpgO prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, lançou na manhã deste sábado no Mercadão Municipal o Recol (Programa de Coleta e Reciclagem de Óleos Residuais de Cozinha).

 

Com o programa, o objetivo do programa é dar uma destinação final, ambientalmente adequada, para o óleo de cozinha usado que é jogado na pia, no lixo, no vaso sanitário, nos ralos ou no solo e causa danos ao meio ambiente. De acordo com o prefeito, aumenta em 40% o tratamento da rede de esgoto quando nela é jogado o óleo de cozinha. “Nós queremos conscientizar a população para a preservação do meio ambiente. Isso é a modernidade, quem não acompanha está atrasado”, destacou o prefeito.

 

Para a implantação do programa, a prefeitura instalou ecopontos – tambores para a colocação do óleo de cozinha – em quatro locais da cidade: um Mercadão Municipal, na Feira Central, no bairro São Conrado e no Jardim Balsamo. De acordo com o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, só Mercadão produz diariamente 200 litros de óleo por dia.

 

Além destes quatro locais, a prefeitura está firmando parcerias com condomínios e restaurantes para que também destinem corretamente o óleo de cozinha. Projeto de lei de autoria do vereador Paulo Siufi, pretende transformar em obrigação a destinação correta desses resíduos. “Com essa lei, esses locais serão obrigados a destinar de forma ambientalmente correta esse óleo de cozinha”, afirmou Cristaldo.

 

Três empresas estão cadastradas pela prefeitura para fazer a coleta desses resíduos no ecopontos, condomínios e restaurantes. Com o reaproveitamento do óleo, pode ser feito graxa, biodiesel, sabão, biogás e até ração. “Nós estamos dando a destinação final para o óleo de cozinha”, explicou Elias Alves, representante da Kardol Indústria Química, que é uma das empresas que fará a coleta dos resíduos.

 

De acordo com o presidente da Associação do Mercadão Municipal, Ronald Kanashiro, a separação do óleo de cozinha utilizado para fritar pastel já é feito no Mercadão, mas “agora temos a certeza que terá uma destinação correta”.

 

Segundo o secretário da Semadur, Campo Grande é a primeira Capital a dar está destinação a este tipo de resíduo, e este programa é o primeiro entre as ações que a prefeitura irá fazer para a destinação correta do lixo urbano. “Nós vamos fazer o programa para a coleta de pilhas e baterias, para coleta de lâmpadas e lixo eletrônico. Nós queremos trazer a educação ambiental para a população de Campo Grande”, disse.

 

Fonte: Capital News- 25/10/2010

Nenhum comentário: