Seguidores

5 de abr. de 2011

NOTICIAS MDL SUTENTAVEL

1. Jogo pesado em Bancock

 

O que esperar das negociações internacionais sobre clima na próxima sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

 

Bancock

 

Está prestes a começar a primeira reunião de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) após a 16ª Conferência das Partes em Cancun CoP-16[1], em dezembro de 2010. Esta reunião Intersessional acontecerá na unidade permanente das Nações Unidas em Bancoque nos dias 3 a 8 de abril. As agendas oficias[2] do Grupo de Trabalho Ad Hoc para Ação Cooperativa de Longo Prazo (AWG-LCA, em inglês) e do Grupo de Trabalho Ad Hoc para o Protocolo de Quioto[3] podem ser vistas no site da CQNUMC[i]. Mas, uma leitura atenta e objetiva das agendas não transmite, nem de longe, o que está em jogo em Bancoque.

 

Saiba mais


2. Fundo desembolsará 229 milhões em 2011

 

Na segunda reunião ordinária do Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança de Clima, ocorrida em 17 de março, em Brasília, foi apresentada e aprovada a proposta de aplicação de recursos para 2011, sendo duzentos milhões de reais na categoria de aplicação reembolsável (financiamento) e pouco mais de 29 milhões na concessão (doação) de recursos. Estiveram presentes como representantes de ONGs Rubens Born (do Vitae Civilis, em nome do GT Clima/FBOMS) e Fernanda Carvalho (The Nature Conservancy / Observatório do Clima).

 

Saiba mais

 

FONTE: Vita e Civilis

 

PUBLICAÇÕES

 

Inventário de GEE: lição de casa

 

http://www.ambienteenergia.com.br/wp-content/uploads/2011/04/inventario-gee-eletrobras-2010.jpgMatriz Limpa - O documento traz informações que se referem ao ano de 2009 e compreendem as emissões dos seguintes gases causadores do efeito estufa (GEE): dióxido de Carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Estas emissões foram calculadas considerando-se dez das empresas Eletrobras: CGTEE, Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Amazonas Energia, Itaipu, Cepel e Eletrobras (holding).

O Inventário de Emissões de GEE das empresas Eletrobras segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol – padrão corporativo de contabilização e comunicação de emissões de gases de efeito estufa reconhecido internacionalmente e a ferramenta mais utilizada mundialmente para sua quantificação.

 

Clique para baixar o Inventário de Emissões de GEE das empresas Eletrobras (146)

Fonte: Ambiente Energia

 

Nenhum comentário: