Seguidores

2 de mai. de 2010

Programa de reciclagem da Sabesp coleta 1.300 litros de óleo de fritura em um ano

Quantidade encaminhada para reaproveitamento seria suficiente para poluir 32,5 milhões de litros de água

Mais de 1.300 litros de óleo usado em cozinha deixaram de poluir o ambiente em um ano de atividades do Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (Prol) da Sabesp no Vale do Ribeira. Se fosse despejado no ralo, por exemplo, o volume de óleo encaminhado a reaproveitamento poderia ter contaminado 32,5 milhões de litros de água.

Lançado em Registro no final de março de 2009, em parceria com a Prefeitura, a Aciar e o Idesc, o Prol conquista cada vez mais parceiros e hoje tem pelo menos 28 pontos de coleta em 19 cidades da região. A maior parte do óleo coletado pelo Prol é entregue ao Cidadão Catador, associação de catadores de recicláveis de Registro, que destina o material principalmente para a produção de biodiesel. Alguns parceiros do programa, contudo, reutilizam o óleo para fazer sabão.

“O mais importante para a Sabesp é evitar que o óleo de fritura seja descartado no meio ambiente”, diz Cristina Mendes, coordenadora do programa na unidade regional da empresa. Segundo ela, os 1.300 litros contabilizados no primeiro ano do Prol referem-se apenas ao volume efetivamente destinado ao Cidadão Catador. “Mas sabemos que a arrecadação foi bem maior, embora não tenhamos como medir a quantidade exata”, explica.

Registro é a cidade da região que concentra o maior número de postos de coleta de óleo de fritura: 10 no total. Acondicionado em garrafas pet, o óleo pode ser entregue na Agência de Atendimento da Sabesp (centro), na sede regional da empresa (Vila Tupi), no Cidadão Catador (Vila Ribeirópolis) e no Departamento Municipal do Bem Estar Social (centro). Também há postos de coleta no quartel do 14º Batalhão da Polícia Militar, na empresa Autopista Régis Bittencourt e no Edifício Vale do Ribeira.

Recentemente, o Prol ganhou a adesão de mais três parceiros em Registro: a Escola Ruy Prado de Mendonça Filho, primeira unidade estadual de ensino a integrar o programa na região; o Rotary Club de Registro e o Posto Mel de Combustíveis.

Nas demais cidades do Vale do Ribeira, há postos de coleta de óleo em todas as agências de atendimento da Sabesp.

Quando despejado no ralo da pia ou no lixo, o óleo pode contaminar rios, mar, solo e lençol freático. Um único litro é suficiente para poluir 25 mil de litros de água. Quem encaminha o óleo usado para reciclagem evita a poluição e ainda promove geração de renda.

Dar destinação correta ao óleo usado em frituras é bem simples. Basta armazená-lo em garrafas pet e levar a um dos 28 postos de coleta.

Restaurantes

Maiores geradores de óleo de fritura, restaurantes e lanchonetes também podem aderir ao programa de reciclagem. Para esses estabelecimentos, a Sabesp disponibiliza galões de 50 litros apropriados para acondicionar o óleo usado.

O Restaurante Kei Tyan, ao lado do Hotel Vale Sul, em Registro, já se tornou parceiro do Prol e está guardando o óleo que sobra das frituras para destiná-lo à reciclagem.

Interessados podem entrar em contato com Cristina Mendes, na sede regional da Sabesp, em Registro, pelo telefone

(13) 3828-7000
(13) 3828-7000

Arquivado em: Política e Economia

referente a: iGoogle (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário: